A tradição em ensino e pesquisa do Instituto de Geociências (IG) remonta a 1965, quando a instituição foi criada para, juntamente com as já existentes na época, atender, entre outras, às necessidades de levantamentos geológicos e exploração dos recursos minerais do país.

 

O Programa de Pós-Graduação em Geologia (PPGG) foi criado em 1975 com a implantação do curso ao nível de Mestrado, o qual tinha duas áreas de concentração, Geotectônica e Recursos Minerais. Em 1988, inicia o curso de Doutorado, implantando uma nova linha de pesquisa denominada Mineralogia e Petrologia. Ao longo desses 45 anos, as linhas de pesquisa foram consolidadas de acordo com o avanço do conhecimento científico e as demandas regionais e nacionais, buscando a inserção profissional de qualidade em diversas áreas das geociências.

 

Na última avaliação quadrienal da CAPES o PPG foi avaliado com nota 7. Em 2019 a formação de mestres e doutores no PPGG atingiu o número de 454 dissertações de Mestrado e 160 teses de Doutorado. Atualmente o PPGG conta com cinco áreas de concentração: i) Geologia Regional, ii) Mineralogia e Petrologia, iii) Prospecção e Geologia Econômica, iv) Geoquímica e v) Bioestratigrafia e Paleoecologia.

 

O processo de internacionalização pode ser quantificado pelo crescente número de estudantes latino-americanos que participam do processo seletivo do PPGG e pela frequente atuação dos professores/pesquisadores do PPGG em minicursos, palestras e trabalhos de campo realizados na Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, África do Sul, Namíbia, Suécia, China e França. 

 

Nos últimos anos, com a aposentadoria de diversos colegas houve outra renovação do quadro docente do IG, sendo que nos últimos cinco anos, oito novos docentes foram credenciados no PPGG, com fortalecimento de áreas. Atualmente o PPG conta com onze docentes com mais de 20 anos no PPGG, cinco docentes entre 20 e 10 anos e nove entre 10 a 5 anos e sete com menos de 5 anos de credenciamento, destes todos já orientam, ministram disciplinas, algumas recém criadas, coordenam projetos de pesquisa, têm experiência internacional ou seja mostram um efetivo engajamento com a política do PPGG.

 

Acesse o nosso Instagram!