A tradição em ensino e pesquisa do Instituto de Geociências (IG) remonta a 1965, quando a instituição foi criada para, juntamente com as já existentes na época, atender às necessidades de levantamentos geológicos e exploração dos recursos minerais do país.

 

O Programa de Pós-Graduação em Geologia (PPGG) foi criado em 1975 com a implantação do curso ao nível de Mestrado, o qual tinha duas áreas de concentração, Geotectônica e Recursos Minerais. Em 1988, inicia o curso de Doutorado, implantando uma nova linha de pesquisa denominada Mineralogia e Petrologia. Ao longo desses 50 anos, as linhas de pesquisa foram consolidadas de acordo com o avanço do conhecimento científico e as demandas regionais e nacionais, buscando a inserção profissional de qualidade em diversas áreas das geociências. Atualmente no processo de modernização e interdisciplinaridade das pesquisas as diversas áreas de concenetração foram extintas, deixando apenas uma área de concentração abrangente: ciências da terra.

 

Na última avaliação quadrienal da CAPES (2017-2020) o PPG foi avaliado com nota 7. Em 2025 a formação de mestres e doutores no PPGG ultrapassou o número de 540 dissertações de Mestrado e 220 teses de Doutorado. 

 

O processo de internacionalização pode ser quantificado pelo crescente número de estudantes latino-americanos que participam do processo seletivo do PPGG e pela frequente atuação dos professores/pesquisadores do PPGG em intercâmbio, visitas técnicas, minicursos, palestras e trabalhos de campo realizados com pesquisadores ou instiuições da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, Namíbia, Paraguai, Peru, Reino Unido, Suécia, Turquia e Uruguai. 

 

Nos últimos anos, com a aposentadoria de diversos colegas houve renovação do quadro docente do IG, sendo que nos últimos dez anos, dez novos docentes foram credenciados no PPGG, com fortalecimento das áreas de atuação. Atualmente o PPG conta com oito docentes com mais de 20 anos no PPGG, nove docentes entre 10 e 19 anos e oito entre 5 a 9 anos e dois com menos de 5 anos de credenciamento, todos com efetivo engajamento com a política do PPGG. A maioria dos docentes, 67%, são bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ) do CNPq, 11% no nível A, 22% nível B e 34% nível C. 

 

 

 

Acesse o nosso Instagram!

 

 OBS: Esta página foi atualizada em outubro/2025.