O Projeto MT Brasil é uma iniciativa de pesquisadores da Universidade de Brasíliado Serviço Geológico do Brasil e do Observatório Nacional com recursos públicos para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável do país.  Em sua fase piloto, o projeto visa instalar 180 estações magnetotelúricas de longo período com espaçamento de 50 km no estado de Goiás e parte do estado de Tocantins. Os resultados desse projeto possibilitarão melhorar o entendimento sobre a evolução geológica das rochas. Os setores mineral e de energia serão fomentados com informações para estimar a composição do interior da Terra, que os auxiliarão na tomada de decisão em projetos de detalhe, de modo a gerar investimentos e empregos para o Brasil.

MT Goias set2024

COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL

A instalação dos equipamentos em propriedades privadas nos ajuda a preservar os equipamentos. Agradecemos a colaboração de todos proprietários e esperamos retornar com mais investimentos e empregos para os cidadãos dos Estados de Goiás e Tocantins.

Os sensores que serão instalados adquirem dados pelo período de 20-30 dias em locais escolhidos por nossa equipe de técnicos. É importante ressaltar que os equipamentos instalados:

• Não afetam a lavoura;
  • Não causam qualquer dano ao meio ambiente;
  • Não causa qualquer dano aos seres humanos e animais;
  • Não emitem nenhum tipo de corrente e que não são nocivos para animais;
  • O proprietário não tem qualquer responsabilidade sobre a segurança e a manutenção dos equipamentos instalados, embora seu apoio na preservação dos mesmos será muito apreciado, é importante que não tenha movimentação de carros e animais próximo ao equipamento, pois isso pode causar interferências nos dados que estão sendo adquiridos.

MT AMG fotos2

O MÉTODO MAGNETOTELÚRICO

O método magnetotelúrico é uma técnica eletromagnética passiva capaz de determinar a resistividade elétrica da Terra da superfície até o manto superior, que envolve medições dos campos magnético e elétrico no domínio do tempo. O método é aplicado para estudos geodinâmicos com o objetivo de identificar zonas de sutura, processos de serpentinização, rifts e plumas.

Estacao_MT_BB.png

TRANSPARÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Os resultados da pesquisa serão publicados na forma de artigos científicos, relatórios técnicos, dissertações de mestrado e doutorado, e mapas nos repositórios das instituições parceiras.

Contatos:

INSTITUIÇÕES DE FINANCIAMENTO

Universidade de Brasília (UnB)

Serviço Geológico do Brasil (SGB)

Observatório Nacional (ON)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)

Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil (PEG BR)

Instituto nacional de Ciencia e Tecnologia para Estudos Tectônicos (INCT/ET)

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)