Gestão 2024-2026

 

Coordenador

Prof. Dr. Luís Gustavo Ferreira Viegas

Professor Adjunto de Geologia Estrutural e Mapeamento Geológico no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG-UnB). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 2). Possui graduação em Geologia (2007) e mestrado em Geologia Estrutural (2009) pela Universidade Federal do Pará, e doutorado em Geologia Estrutural e Tectônica pela Universidade de São Paulo (2013), com período sanduíche em Université Montpellier 2 (França). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade de Plymouth (Inglaterra), Universidade de São Paulo (USP) e como cientista de bordo na Expedição 360 do International Ocean Discovery Program (IODP). Desenvolve pesquisas focadas na caracterização de mecanismos e processos deformacionais ao longo do perfil crustal, as quais são conduzidas a partir da combinação de: a) análise estrutural de campo de zonas de cisalhamento, e b) estudos analíticos microestruturais e petrológicos. Linhas de pesquisa principais envolvem: i) mecanismos de deformação e evolução reológica de zonas de cisalhamento, ii) interações fluido-rocha, iii) fusão parcial e magmatismo em zonas de cisalhamento, e iv) alojamento e deformação de plutons graníticos. A principal área de estudos é a Província Borborema, nordeste brasileiro, além de atuar em projetos nas Faixas Ribeira, Brasília e Araçuaí. Líder do grupo de pesquisa [Tectônica e Fluxo de Fluidos] (UnB). Coordenador do Laboratório de Microscopia Eletrônica junto ao Laboratório de Estudos Geodinâmicos e Ambientais do IG-UnB desde 2018. Participante do grupo de pesquisa [Modelagem e dinâmica terrestre] (UnB). Diretor de Comunicação e Publicações da Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Brasília (biênio 2019-2020). Membro do Comitê Técnico-Científico da Organização do 50 Congresso Brasileiro de Geologia. Revisor ad hoc de periódicos internacionais - Journal of Structural Geology (Elsevier), Tectonophysics (Elsevier), Precambrian Research (Elsevier), Tectonics (AGU), Journal of South American Earth Sciences (Elsevier) - e nacionais - Geologia USP, Série Científica (USP), Journal of the Geological Survey of Brazil (CPRM), Pesquisas em Geociências (UFRGS), dentre outros.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Coordenador Substituto

Prof. Dr. Tiago Luis Reis Jalowitzki

Graduado em Geologia (2008), mestre em Geociências com ênfase em Geoquímica (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ciências (2015) pela UFRGS com colaboração do Earthquake Research Institute e do Geochemical Research Center (Graduate School of Science), ambos da Universidade de Tóquio. Foi Geólogo concursado da UFRGS entre 2013-2017. Desde 2018 é Professor Adjunto do Instituto de Geociências (IG) e está credenciado ao Programa de Pós-graduação em Geologia (PPGGeo) da Universidade de Brasília (UnB). Tem orientado alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado no PPGGeo-UnB. Regularmente oferta as disciplinas de Geologia Geral e Geologia Histórica no curso de graduação em Geologia e de Evolução Geoquímica e Isotópica do Manto Terrestre no PPGeo-UnB. No período também coordena/coordenou três projetos de pesquisa com financiamento de agências públicas de fomento, tanto regionais (FAPDF), quanto nacionais (CNPq), bem como agências privadas (Instituto Serrapilheira). Também é membro do INCT de Estudos Geotectônicos. Possui experiência em química mineral e espectrometria de massa com ênfase em isótopos radiogênicos (sistemas Sr-Nd-Pb) e de gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe). Em 2023 foi contemplado com bolsa de pesquisa oferecida pela Japan Society for the Promotion of Science (JSPS), que viabilizou dois meses de análises isotópicas de gases nobres no Research Center for Advanced Science and Technology, Universidade de Tóquio. As áreas de interesse são: evolução geoquímica do planeta Terra, heterogeneidade e metassomatismo mantélicos, geoquímica isotópica e petrologia ígnea.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

Gestão 2020-2022 e 2022-2024

Coordenadora

Profa. Dra. Roberta Mary Vidotti

Professora Associada do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília desde 2009, desde fevereiro de 2020 é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia. Ministra disciplinas sobre métodos potenciais e suas aplicações em estudos de bacias sedimentares, exploração mineral e mapeamento geológico, para os cursos de graduação em Geofísica e Geologia, e na pós-graduação. Geóloga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Geofísica pelo Observatório Nacional (1992) e PhD em Geofísica pela University of Leeds (1997). Tem experiência na área de Geofísica, com ênfase em Métodos Potenciais aplicado a prospecção mineral e de hidrocarbonetos. Seu interesse é no uso de dados geofísicos para estudos tectônicos regionias, arcabouço tectônico de bacias sedimentares, e contexto tectônico de depósitos minerais; utilizando ferramentas de modelagem direta e inversa para os diferentes ambientes estudados.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenador Substituto

Prof. Dr. Martino Giorgioni

Possui Graduação (2004) e Mestrado (2007) plea Universitá degli Studi di Milano (Itália) e doutorado em Ciências Naturais (2012) pelo ETH de Zurique (Suíça). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estratigrafia, sedimentologia, geoquímica dos isótopos estáveis, geobiologia, paleoceanografia e paleoclimatologia. Realizou o seu doutorado sobre a paleoceanografia do Cretáceo e em seguida estudou as variações climáticas e do ciclo do carbono em vários períodos geológicos, do Neoproterozoico ao recente. Atualmente é professor adjunto na Universidade de Brasilia ministrando as disciplinas de Geologia Sedimentar, Petrologia Sedimentar, Paleoceanografia e Paleoclima, Mapeamento Geológico, e Ferramentas Geoquímicas para Estudos Paleoclimáticos. Em Agosto e Setembro de 2017 participou na expedição oceanográfica do IODP n. 371. Tem projetos de pesquisa sobre sedimentos carbonáticos do Neoproterozoico no Brasil, Bacia Tacutu (Roraima), e sucessões do Cenozóico no Mar da Tasmânia e na Margem Equatorial Brasileira.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.